Hipnose e Religião
Em palestras e cursos que leciono esta é uma pergunta comum, afinal que relação existe entre hipnose e religião? E eu respondo, todas as relações possíveis. Não com os mitos que estamos acostumados a ouvir, mas com o que tem de mais profundo, o contato com o nosso subconsciente, e se preferir com nosso Eu Superior.
O estado de transe, se entendido de uma forma cientifica, nos proporciona uma alteração de frequência cerebral, “entramos em Theta”. Estamos acostumados a ouvir “entrar em alfa”, estado onde a frequência cerebral varia de 8 a 12 ciclos por segundo. Em estado Theta a frequência cerebral é mais baixa, entre 4 e 8 ciclos por segundo. E quando dormimos (sono REM) abaixo de 4 ciclos por segundo. O Estado Theta se caracteriza pela concentração de atenção em alguma coisa, então, mesmo quando não estamos “em estado de trase”, mas estamos concentrados, esta frequência cerebral predomina.
Entrar em transe significa estarmos com a atenção focada somente no que acontece dentro de nós. Nada que acontece ao nosso redor nos incomoda ou tira a nossa atenção. Desta forma, quando assistimos a televisão, ou lemos um livro, ou fazemos uma oração de forma tão concentrada que só nos interessa o que acontece interiormente, entramos em um estado
ampliado de consciência. Se adicionarmos músicas de louvor, emoção e fé, este estado se amplia e é neste estado que nossa mente pode mais ainda nos ajudar a alcançar nossos objetivos. A palavra religião, de Religare, em latim, nos remete a Re-Ligarmos com Deus, e eu acredito que Deus está em tudo, principalmente dentro de nós.
É por isto que a religião e a hipnose possuem um estreito relacionamento. O importante não é a hipnose ou a religião e sim a que se emprega esta fé. Qual o real objetivo de quem prega e de quem segue uma doutrina?
Siga o seu coração e ouça a sua razão. Não se deixe influenciar por maus pregadores, perceba se o interesse pelo dinheiro vem antes ou depois dos principais valores e princípios religiosos.
E por fim, tenha fé!
Murillo Cucatto.
× Como posso te ajudar?