Caros amigos e amigas, abaixo transcrevo um email recebido com dúvidas sobre o processo de hipnose. Muitas pessoas acham que em processo de transe não conseguirão ouvir nada, ficarão inconscientes, e coisas do gênero.

É sempre bom lembrar que para estarmos em transe não é necessário que se relaxe. Quando estamos em um show musical ou mesmo fazendo alguma atividade que nos deixe tão focados nela que não nos importa o que se passa a volta, estamos em um tipo de transe.

“Bom dia! por favor, será que vc poderia ajudar-me? Estou fazendo um tratamento com hipnose para emagrecimento, visando acaalmar minha ansiedade, e promovendo minha determinação, pois eu começo e paro muitas coisas na minha vida. na verdade, eu não cosnigo iniciar uma dieta de reeducação alimentar, nem iniciar exercícios físicos (necessáriospara atingir esse emagrecimento). bom, am  minha dúvida é a seguinte, eu não consigo relaxar o suficiente para que a hipnose funcione. fico o tempo todo ouvindo as coisas que minha terapeuta fala e muitas vezes vários pensamentos passeiam por minha cabeça (muitos deles, quase sem sentido pro momento) e qdo consigo relaxar um pouco, sinto que adormeço, mas acordo em seguida. daí vejo que não estou tendo o retorno que esperava. Já fiz 4 sessões de hipnose e 3 de relaxamento (iniciais). mas percebi que na realidade as 7 sessões que fiz são muito parecidas. é assim mesmo? ou tem algo errado na terapia ou em mim??

grata pela atenção, fico no aguardo de sua resposta.”*

* Texto original - não foram feitas correções, nem alterado o conteúdo

RESPOSTA

Primeiramente quero agradecer o seu contato.

Existem muitas formas de se entrar em transe, o relaxamento é apenas uma delas. Algumas pessoas podem ter dificuldade em relaxar e outras técnicas de indução podem ser necessárias ao invés do relaxamento.

Difícil eu te dizer se tem algo errado na forma do terapeuta conduzir, mas posso afirmar que existe uma necessidade por parte dela de conversar mais com você do que é e como funciona o transe.

Se possível, leia em meu site como funciona uma sessão e explore mais o que vem sentindo com sua terapeuta. O que sempre falo a meus pacientes é que todas as dúvidas devem ser sanadas antes de se iniciar com o processo hipnótico.

Murillo Cucatto.

× Como posso te ajudar?