Caros amigos e amigas, não tenho o objetivo neste pequeno texto expor todo o enorme e fantástico conteúdo da PNL e sim de despertar o interesse para que mais pessoas procurem este conhecimento.

Muitas pessoas me perguntam:

“Mas afinal o que é PNL?”

E a resposta é automática:

Programação Neurolinguística, ora! Nunca ouviu falar?

Tenho que confessar que por vezes a denominação Programação Neurolinguistica, ou simplesmente PNL, leva às pessoas a pensar que é coisa de cientista, gênio, profissional de informática, médico e muitas outras coisas mais. Programação Neurolinguística é o estudo realizado nos anos 70 por Richard Bandler (Matemático e Programador) e John Grinder (lingüista). O objetivo era decodificar e analisar os modelos utilizados por diversas terapeutas de destaque da época como,Milton Erickson, Virgínia Satir, Gregory Bateson, e Fritz Pearls, que tinham muito sucesso com seus clientes. O Metamodelo foi a primeira publicação da PNL seguida pelo estudo e conhecimento da linguagem hipnótica aplicada porMilton Erickson. Muitos outros contribuíram para o desenvolvimento da PNL até os dias atuais como Joseph O’Connor, Antonny Robins,Robert Dilts, etc…

O objeto de estudo da PNL é entender como os processos mentais se realizam, como criamos a nossa realidade a partir de nossas experiências de vida, enfim como aprendemos a ser o que somos e como podemos aprender a ser melhores do que somos naquilo que desejamos melhorar através deste conhecimento.

Através do entendimento de como funcionamos e programamos a nossa mente ao longo dos anos, podemos realizar mudanças significativas, quer seja em nossa vida profissional, relacionamentos ou pessoal.

Sugiro então àqueles que têm uma sede de conhecimento que procurem se informar onde podem fazer um curso de Practioner em PNL. Practitioner significa praticante, é um curso que ensina a utilizar a PNL primeiramente em nós mesmos. Aprendendo a utilizar para nosso benefício automaticamente aprendemos técnicas que podem ajudar pessoas próximas a serem mais felizes. Para aqueles que desejam melhorar e não tem interesse em fazer um curso sugiro que procurem profissionais de sua confiança, tenho a certeza que será um grande aprendizado, pois como muitos dizem PNL não é terapia e sim uma forma sistemática de se auto-conhecer e aprender.

× Como posso te ajudar?