Olá é o Murillo Cucatto e eu gostaria de compartilhar um tema que acho importante.

É estranho dizer que vivemos no passado ou no futuro e do outro lado escutar: “o que importa é o momento presente”.

Como você pensa sobre isto?

Abaixo vou te provocar para que você me ajude a pensar.

Tenho conversado com muitas pessoas que dizem ser impossível viver só o momento presente e o argumento é simples: como vou ficar sem me preocupar com o meu futuro? Sem planejar o que vem pela frente?

E outros dizem: o passado não me influencia, as coisas ruins eu deixo lá e as coisas boas me fortalecem.

Tudo o que está escrito acima, pasmem, é verdade! Porém precisam ser feitos alguns ajustes.

1º O futuro não pertence a Deus, como muitos falam. Ele acredita que nós temos a capacidade de fazer acontecer e de mudar nossas vidas e se formos pensar em livre arbítrio, isto seria também incoerente.

Um mínimo de planejamento é necessário. Só que isso é diferente de PREOCUPAÇÃO. Planejamento e Preocupação são coisas diferentes.

O Planejamento traz certezas, seguranças, autocontrole e muitos outros aspectos positivos.

A Preocupação traz insegurança, desespero, insatisfação, desesperança…. ANSIEDADE

2º  É muito difícil esquecer as coisas do passado, principalmente aquelas que nos magoaram, que formaram nossos valores e caráter. É fácil falar, e difícil aplicar esta regra.

Talvez você já tenha visto alguém se lamentando do passado, ou até se vangloriando de suas glórias. Fazendo tanto isso com tanta frequência que se esquece de que há algo por fazer agora.

Muitas Vezes as pessoas se esquecem racionalmente do passado, mas o inconsciente nada esquece. Frequentemente não sabem por que se sentem inseguras, com medos, fobias, sentimentos inexplicáveis.

Aparentemente está tudo bem, tudo já foi perdoado, corrigido, acertado. Porém sentimentos e reações permanecem no presente. Como se fosse uma corda a nos puxar e é inevitável deixar de sentir estas coisas.

Por quê? Porque algo forte, não prazeroso, ruim, aconteceu conosco. Algo que racionalmente decidimos esquecer, mas que continua a nos fazer infelizes.

Somos seres racionais, mas muitas vezes estes problemas não têm causas racionais. Ou é racional um homem de 2 metros de altura sentir medo de barata?

O passado ainda insiste em permanecer no presente e é só por esta razão que tudo permanece como era antigamente.

E como se libertar disso?

É simples, mas não é fácil.

Faça uma regressão (ou auto-regressão..rsss). Pratique a auto hipnose, Faça meditação, Simples assim.

Para que isso aconteça efetivamente existem dois caminhos.

Aprenda e Ajude as Pessoas e/ou Aprenda e Ajude a Si Mesmo(a).

Isto significa:

  • Se você é um ajudador (terapeuta, psicóloga, pedagoga, psicanalista, parapsicóloga….) refine suas técnicas, adicione outras, ou seja, aperfeiçoe-se.
  • Se você não tem as atribuições acima: procure um profissional que possa te ajudar e/ou aprenda as técnicas e aplique-se, conheça-se.

Caso você esteja inscrito em minha lista de emails, você receberá mais informações em breve com dicas de como fazer isto.

Se deseja receber mais notícias, novidades e artigos, CADASTRE-SE AQUI

 

 

× Como posso te ajudar?