Esta é uma das perguntas mais comuns quando se fala de Regressão é esta: “Será que vou voltar?”.

Para responder a esta pergunta faz-se necessário primeiro entender o que é regressão. A regressão nada mais é que uma lembrança que temos de fatos do passado. Estes momentos podem ter ocorrido um minuto atrás ou há anos, não importa o período, é uma relembrança.

Quando falamos de terapia regressiva temos como objetivo relembrar situações do passado que em estado de vigília não conseguimos lembrar, uma das técnicas para possibilitar esta viagem ao nosso subconsciente é a hipnose. Em estado ampliado de consciência podemos acessar estas memórias e assim entendermos o que causa os problemas que enfrentamos nos dias de hoje e que muitas vezes tem origem em um passado remoto. Exemplificando, quando uma pessoa adulta sente fobia por aranha, sabe racionalmente que pode simplesmente matar a aranha, ou ecologicamente falando, pode ignorá-la ou até removê-la para um local seguro. Porém algo acontece dentro dela, o coração e a respiração aceleram, suor frio nas mãos, vontade de correr, reações incontroláveis, reações provenientes do subconsciente, uma programação mental por vezes incorreta. Imagine que uma das hipóteses para isto seja uma experiência que ocorreu quando esta pessoa era criança e tinha apenas três anos de idade.

Estava brincando, sentadinha e cutucando um escorpião com um pauzinho quando a sua mãe chegou gritando: “SAIA DAÍ! É PERIGOSO! ESSE BICHO MATA!”. A criança sem entender muita coisa foi programada em frações de segundo a se defender de bichos, pois afinal de contas eles matam. E foi a sua mãe que disse isso. Esta programação e a intenção da mãe foram positivas enquanto esta pessoa foi criança. Afinal de contas se a criança encontrasse uma cobra não teria a consciência do perigo que isso representaria. A preservação de nossa espécie é garantida por este instinto de proteção. O objetivo da regressão é de proporcionar em estado ampliado de consciência a revivência deste momento na infância e assim resignificar através de uma reprogramação mental o fato do passado.

Você pode relembrar o que fez no final de semana passado? Se sim, lhe pergunto: Qual o risco  de você não voltar desta lembrança? O mesmo acontece na regressão. O mito pode ter surgido das Terapias de Vidas Passadas (TVP), que supõe que a pessoa revive momentos de outras vidas. O lembrar-se de outras vidas não significa que e espirito se desliga do corpo e viaja no tempo, mas somente que relembrou uma suposta vida passada. Enfim, a diferença esta no tempo, enquanto a regressão vai até o momento da concepção e vida intrauterina, a TVP vai além disto, mas este é um assunto para outro artigo.

Espero ter desmistificado um pouco a Terapia Regressiva e espero que você possa se beneficiar dela em algum momento de sua vida.

Por Murillo Cucatto
× Como posso te ajudar?